www.integracao.jor.br

01/04/2013 - 17:15
Madelu Taffarel: Esteio no coração


Maria de Lourdes Guedes Taffarel, a popular Madelu, nasceu em 23 de setembro de 1939, em São Leopoldo, mas aos três meses de idade veio morar em Esteio. Na época veio com o pai, Galvany Dornelles Guedes, que na época trabalhava na Cia. Dane Conceição, construtora da rodovia que ligava Porto Alegre a São Leopoldo, e a mãe, Ilda Silveira Guedes, professora de alfabetização de funcionários da antiga Fábrica de Papel Três Portos.
Madelu é praticamente uma esteiense. Cresceu e viveu por aqui, amando Esteio como se nativa fosse. Formou-se em Magistério na Escola Normal Maria Auxiliadora, Canoas, mas lecionou em Esteio durante 30 anos, na Escola Bernardo Viera de Mello.
Cursou a faculdade de Filosofia da UFRGS, mas não pôde concluir, proibida pela ditadura militar. Não desistiu, e acabou se formando em Direito na Unisinos. Filiada ao PSB desde sua fundação, é presidente honorária da sigla. Trabalhou por vários anos no Conselho de Assistência Social e na RECRIANDO, além de dirigir a APAE por um período. Casada com Marville Taffarel, Madelu hoje é aposentada, tem três filhos e sete netos. Pertence ao Lions Clube Esteio Centro, onde exerce o cargo de secretária e também secretaria o Consulado do Internacional de Esteio, uma das suas principais paixões.Na sessão solene da Câmara de Vereadores, realizada no dia 12, Madelu foi homenageada, em função do Dia Internacional da Mulher. Com muita justiça!